Laowai - histórias de uma repórter brasileira na China - Sônia Bridi

O livro já está na 6ª edição e é descrito assim no site da Editora Letras Brasileiras:

Uma história divertida, intensa e delicada, que provoca risos e lágrimas, sem apelações ou pieguices. Uma aula, um guia de viagem, um álbum de família. Laowai (Estrangeiro) – histórias de uma repórter brasileira na China, de Sônia Bridi – e com fotos de Paulo Zero –, não é só mais um livro, é um documento indispensável.
Misto de reportagem e diário de viagem, Laowai narra a permanência do casal Sônia Bridi e Paulo Zero na China entre 2005 e 2006. Sem falar o idioma e com um filho de apenas três anos, encararam o desafio de montar a primeira base da TV Globo no Oriente.
Sônia conta, com estilo inconfundível e humor peculiar, como foi viver dois anos num país literalmente do outro lado do planeta, com costumes completamente diferentes dos vivenciados até então – apesar de ambos serem cidadãos do mundo, os dois experientes jornalistas sofreram um grande choque cultural.
A partir dos acontecimentos do cotidiano como alugar apartamento, liberar equipamentos na aduana, fazer exame para obter carteira de motorista, encontrar escola para o filho, descobrir onde comprar roupas para o seu tamanho ou abrir conta em banco, Sônia vai construindo um retrato pitoresco, emocionado e extremamente requintado da sociedade chinesa, em todos os seus aspectos, sob o ponto de vista de uma laowai, com olhar perspicaz de repórter e viajante experiente e uma perspectiva feminina que dá ao relato um sabor especialíssimo.

Assim que terminar a leitura venho publicar minha opinião.