*Coluna mensal em que escolho um tema e apresento meu livro preferido sobre.

"Quem escreve constrói um castelo. Quem lê passa a habitá-lo" – começo esse post com a frase divulgada ontem pelos twitters de livros da Novo Conceito. Os livros são realmente incríveis, não apenas um mundo – muitas vezes – completamente alheio ao que vivemos, mas inúmeros deles. Existem as fantasias, com seus seres sobrenaturais, ficção científica, dramas, romances e comédias. Cada livro nos transporta para um lugar diferente, nem sempre o que sonhamos, mas que muitas vezes nos fazem suspirar, assim como seus personagens.

E se teve um personagem que me cativou, me ganhou totalmente e nunca será esquecido é John Milton – nada de vampiros, anjos e “fados” –, um garoto que a cada linha de seu diário que compartilhava comigo passava a fazer parte de mim. Ele mora na África do Sul, seus pais são insanos, mas muito divertidos e seus colegas de internato são, no mínimo, lunáticos. Já sabem de quem estou falando?

Cotoco, meu mega livro favorito. Não sei dizer em que tema ele se encaixa, talvez comédia. É, vou defini-lo como minha comédia preferida. O livro de John van de Ruit em um primeiro momento me deixou com o pé atrás, porque era em forma de diário. Não havia lido nada assim e isso podia ser um fator negativo. Mas com o passar da trama, o fato de ser um diário nem fez diferença. Já o seu conteúdo fez.

Por que é meu livro favorito? Bem, primeiro pelo personagem principal que é super cativante. Todos os personagens têm uma empatia incrível e é impossível não se importar com eles. Ri muito durante todo o livro, também chorei, mas faz parte, é a vida. Cotoco é um livro que indico sempre que me pedem uma sugestão, empresto sempre que pedem e tento propagar o sentimento que tive com ele para as pessoas que eu gosto. Não leu minha resenha sobre ele? Clica aqui.  

John escreveu um segundo livro sobre Cotoco, mas não há previsão de lançamento por aqui, infelizmente. Um filme também foi feito baseado no livro, mas ainda não consegui assistir.

cotoco (1)[3]

Sinopse - Cotoco - O diário (perversamente) engraçado de um garoto de 13 anos - John Van de Ruit

África do Sul, 1990. Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato. Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil. Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

Fonte: Skoob

Beijos!