Ainda com posts de cinema relacionado ao mês das crianças, resolvi listar alguns dos meus personagens favoritos de animações. Alguns, porque se colocar todos haja espaço e memória. Alguns são personagens principais, mas não se pode negar que há coadjuvantes que se destacam e  muito nas animações. É o caso da Dory, de Procurando Nemo.

dory nemo

Dory é um peixe Paracanthurus hepatus, conhecido também como "Blue tang" ou "Cirurgião-Patela" que sofre de "perda de memória recente" e acredita falar a suposta língua das baleias, o "baleiês".

O carisma e a graça da hilária Dory, a tornou  uma das personagens de animação mais populares da história e, possivelmente, a mais popular do filme. Tanto reconhecimento resultou inclusive na indicação do prêmio de Melhor Humorista para sua dubladora,  Ellen DeGeneres, no MTV Movie Awards 2004. Em Procurando Nemo, Dory encontra por acaso o peixe-palhaço Marlin e o ajuda a procurar seu filho capturado, Nemo.

Na versão brasileira, a voz de Dory é a da dubladora Maíra Góese na versão portuguesa – em que seu nome é Doris - Rita Blanco é quem a dubla.

Outra fofurinha digna de um “oin” bem comprido é a Boo, de Monstros S.A., aquela “gatinha”!

baby-boo-cute-girl-monstros-sa-Favim.com-134719Boo é a principal humana do filme, uma linda e adorável garotinha de cerca de 2 ou 3 anos. Curiosa, adora brincar e sair correndo pelos lugares. Surge em Monstrópolis após Sulley sair por uma porta rosa florida esquecida no andar do susto, que é a porta do armário da pequena garotinha. Desde então, Sulley tem de evitar que outros monstros a percebam e deixá-la de volta em seu mundo. De início, Sulley a vê como uma ameaça, mas em pouco tempo vai se afeiçoando e a trata como uma filha, temendo que algo de ruim aconteça com ela. Mike também vai se afeiçoando a ela conforme vão convivendo, mas é com Sulley que ela nutre mais carinho e cuidado. Graças a aparência de Sulley, isto é, seus chifres e o fato de ser peludo, Boo o apelida carinhosamente de "gatinho".

E o que dizer de Mate, igual tomate, mas em o to, personagem de Carros? O carrinho caipira mais engraçado de todos.

15403 - 29x41-

Mate viveu toda sua vida em Radiator Springs. No dia a dia ele costuma ser um verdadeiro palhaço da cidade, derrubando as caixas de correio de todos, derrubando tratores e dizendo coisas inadequadas. Mate é um menino, um carro com um coração grande e o único reboque da cidade. Sua loja se chama “Tom Mate Reboque e Salvamento”. Embora um pouco enferrujado, ele é o corredor de ré mais rápido no município de Carburetor. Mate vê o lado bom de qualquer situação. Ele é o coração e a alma de Radiator Springs e se tornou o melhor amigo do Relâmpago McQueen. Mate é baseado num Chevrolet 3800 modelo guincho.

Mas o mais irresistível de todos os personagens, com certeza é o Gato de Botas, de Shrek (e agora tem um filme só dele). Impossível não se derreter com este olhar.

shrek-gato-con-botas1 O Gato de Botas é personagem dos filmes de Shrek, dublado por Antonio Banderas. Como quase todos personagens da animação, ele é uma referência de um conto clássico; no caso, O Gato de Botas de Charles Perrault. No filme, ele faz várias referências ao personagem Zorro, interpretado pelo seu dublador no filme A lenda do Zorro. Sua estreia nos filmes ocorreu em Shrek 2. No Brasil, o personagem é dublado pelo ator e dublador Alexandre Moreno.

Do mesmo filme, outro personagem fanfarrão e cômico é o Burro. Ele é chato, inconveniente, mas tudo isso é compensado por sua amizade leal e seu alto astral.

AnjosVirtuais_040107_Shrek_Burro

O que o Burro mais gosta de fazer é cantar e conversar, normalmente incomodando qualquer um com sua tagarelice, pois não para de falar. Tem dentes enormes. Também adora doces. Dentre eles parfaits, bolos, waffles, suflê de coco com calda de manga e torta holandesa com canela. Sua paixão pelos doces se estende aos nomes de seus filhotes: os machos se chamam Jabuticaba, Paçoca e Torone Montervegine ; as duas fêmeas são Coco e Debbie.

Sofre com muitos problemas: acrofobia, daltonismo, hipocondria, covardia, propensão a ter um ataque de pânico numa situação de emergência, extrema impaciência, ingenuidade, entre outros. Assim como todo burro, ele tem muita força nas pernas, que são frequentemente usadas em cenas de luta.

Prometo que para não me estender muito, vou falar só de mais dois personagens. O penúltimo é Mork, aquela coisa fofinha de Madagascar.

1280546009636_fEle é considerado chato, grudento, mas quando faz uma carinha à lá gato de Botas, ninguém resiste. Está sempre correndo atrás do Rei Julien, mas sempre é esnobado, tadinho.

E para finalizar, Agnes, do filme Meu Malvado Favorito, ela é tão fofinha!!

meumalvadofavorito_10Agnes é uma órfã linda, ama todo tipo de bichinho que vê pela frente, mas seu grande xodó são os unicórnios. Sonha em ser adotada e ter um unicórnio como seu animal de estimação. No decorrer da trama, ela rouba a cena com sua delicadeza e com suas frases inusitadas. Elsie Fisher é quem dubla Agnes, a garota mais nova do grupo de órfãs. Uma lindona, que é a mais carinhosa, carente, doce e ingênua do trio! No Brasil, quem dublou a fofa foi Pamela Rodrigues.

Fontes: Wikipedia e Facebook

Que fique bem claro que existem muito mais personagens que adoro no mundo das animações, muitos mesmo. Pensando nisso tive a ideia de fazer a Parte 2 deste post, então que tal vocês me ajudarem para o post da semana que vem? Quais vocês indicam?

Beijos!