Faroeste-Cabloco-poster

Não é de hoje que o cinema nacional apresenta ao espectador filmes muito bem construídos, com histórias boas e atuações pra lá de convincentes, assim como não é de hoje que a música tão conhecida do Legião Urbana, com seus quase dez minutos de duração, é cotada para virar um filme. Após anos e anos de projetos, chega aos cinemas amanhã Faroeste Caboclo, filme extremamente aguardado por muita gente. Coincidentemente, no mesmo mês em que estreou Somos tão jovens, que conta a história do autor da música, Renato Russo.

faroeste

O elenco não é cheio de estrelas, a mais famosa é Ísis Valverde, que interpreta Maria Lúcia. E, pelo que andei lendo, ela não decepciona. Consegue segurar o papel e dar todo o drama que personagem precisa. Mas o destaque mesmo é Fabrício Boliveira, o intérprete de João de Santo Cristo. Li que o ator se entregou totalmente ao papel, mostrando as diferentes facetas do personagem, conforme sugere a música.

Comparando com a música, não esperem-na tal qual nos cinemas. Algumas mudanças precisaram ser feitas, portanto, há situações no filme que não aparecem na música e vice-versa – que nem feijão com arroz, ops, essa é outra música. Então, fiquem cientes, é uma adaptação da música, não uma interpretação literal. Mesmo assim, quem já viu elogiou bastante, tanto o roteiro, quanto as atuações e a fotografia. Parece que a trilha sonora instrumental incomodou um pouco, mas o resultado geral é bastante positivo.

Vale lembrar que o filme é apenas para maiores de 16 anos, já que não é púdico e não esconde as realidades da juventude daquela época. O filme se passa em Brasília, nos anos 80. A produção estará em cartaz em 190 cinemas do Brasil e pelas manifestações do público, deverá ser um grande sucesso do cinema nacional.

08-04_faroeste_caboclo

Não sou exatamente fã do Legião Urbana, fervorosa, sabem? Já escutei muito as músicas do grupo, acho elas incríveis e confesso que depois de ler sobre o filme, as opiniões e críticas, fiquei extremamente curiosa com o resultado. Já queria conferir, agora quero mais ainda. Lucas Salgado, que escreve críticas para o Adoro Cinema, fez um texto bem completo sobre a sessão que conferiu, para maiores detalhes, leia aqui.

Na minha cidade, hoje tem a pré-estreia do filme. Para Tubarão e pessoal da região, o cinema do Farol Shopping exibe a produção hoje às 20h e às 22h. É uma ótima pedida para começar o feriadão.

E aí, alguém vai conferir o filme nessa semana de estreia? Depois me contem o que acharam. Quero tentar ir ao cinema, mas não sei quando vou conseguir. Beijos e uma ótima quarta-feira.