facebook_simbolos Imagem daqui.

Oi, pessoal. Hoje vou escrever sobre algo diferente, que vem me incomodando há algum tempo. Até porque não foi apenas essa semana que o povo – uma grande parte dele – começou a acreditar que tudo que é postado no Facebook (Twitter também se encaixa) é verdade absoluta. Perdi as contas de quantas coisas foram compartilhadas, acompanhadas de xingamentos, de textos indignados e repletos de crença. Citando um exemplinho só, podemos usar o caso das várias mortes do intérprete do Chaves. Digam aí, quantas vezes vocês já viram imagens saudosas com ele? Acho que no mínimo em umas cinco situações. Sem contar as pessoas que leem os textos do Sensacionalista, por exemplo, e acreditam no que diz lá, como o fato de que Avenida Brasil viraria filme e Robert Pattinson seria o Tufão – texto divulgado na época da traição da Kristen.

Mais recentemente, essa semana mesmo, com todos os protestos rolando pelo Brasil, outras coisas me deixaram incomodada. Pude perceber que cada vez mais as pessoas leem apenas o título das matérias e acham que estão por dentro do assunto, que podem sair explanando e com o dedo em riste. Confesso que já fiz isso algumas vezes, de ler só o título da matéria, mas não de ficar divulgando comentários sobre. Gente, não é assim. Primeiro foi com o caso da Dilma ameaçar tirar a internet do povo. Quem leu o texto todo, leu que aquela informação não passava de uma brincadeira, para descontrair. Quem não leu fez até imagens indignadas para postar no Face, afirmando que se a Dilma fizesse isso seria a terceira guerra mundial.

dilma

E assim, boatos se espalham! Não estou aqui querendo ditar o que as pessoas podem ou não fazer, afinal os perfis nas redes sociais são delas e todos nós temos plena liberdade, mas hoje em dia é tão fácil confirmar uma informação, o Google sabe tudo, basta pesquisar por notícias, confirmar a veracidade antes de sair divulgando. E olha que leva poucos segundos para fazer isso.

Outra coisa que me indignou essa semana, e que fique bem claro que não estou defendendo ninguém, foi o vídeo do Ronaldo. Claro, ele já fez muita coisa errada, mais do que nós podemos saber, e pode até ter feito uma afirmação que não caiu bem, mas o povo já saiu mandando pedrada e tocando na cara, fazendo imagens com piadinhas sobre a situação dele com os travestis, sem nem saber o lado dele, acreditando piamente no que o vídeo mostrava. Um vídeo de dois anos atrás. E o cara ainda se explicou através do Twitter.

ronaldo-710x401 Foto daqui.

"Um pessoal postou um vídeo editado com declarações minhas sobre a Copa de dois anos atrás. Posso de fato não ter me expressado tão bem e a edição que eu vi na internet é bastante tendenciosa. Era outro contexto. Não é justo usar como se fosse dito essa semana.
A Copa é uma incrível oportunidade para o Brasil. Chance de atrair atenção, investimento, turismo e mais mil coisas. Mas isso não obriga a deixar de investir em questões sociais prioritárias como saúde, educação, transporte, segurança e etc. Afinal, não temos Copa do Mundo desde 1950 e não foi por isso que atingimos excelência em nenhuma dessas causas.
São 63 anos sem a Copa e não se viu bilhões destinados às questões sociais. Duvido que nosso país estaria uma vírgula melhor se não tivesse escolhido fazer o Mundial de 14. Não sou responsável pela administração do dinheiro público e repudio a corrupção. Tenho sentido orgulho de ver os protestos pacíficos e democráticos pelo país, espero que se espalhem cobrando, todos os anos, a melhor gestão do gasto público. "
https://twitter.com/ClaroRonaldo

Volto a afirmar que não estou defendendo ninguém, só acho que o lado dele também tem que ser ouvido, antes de ficarem o insultando de tantas coisas. O mesmo aconteceu com Pelé. Esse, eu confesso que só vi por cima, mas parece que também o estão xingando pelo título que colocaram em uma matéria, quando ele parece ter dito para o pessoal não vaiar a seleção nos jogos, já que os jogadores não têm nada a ver com a roubalheira do país – alguns podem ter, mas acho que vocês entenderam. Ainda posso citar mais uma situação que vi pelo Facebook ontem, uma capa de jornal que dizia que os vereadores tinham aumentado em quase 62% o salário e ironizado as manifestações, adivinhem o que o povo fez? Compartilhou xingando muito. O detalhe é que o jornal era lá de 2011 e que o aumento acabou não sendo sancionado pelo prefeito, mas que uma nova votação no ano passado aprovou um reajuste de 34% para os vereadores. Claro que vale mostrar o desgosto, mas não utilizando a imagem como se fosse desta semana, entendem?

Nossa, essa semana eu quis ficar comentando que era mentira, que o texto era brincadeira, que o Ronaldo se explicou, que a situação não era aquela. Então, pronto, fiz isso tudo aqui. Desabafo mode off.

Protestos

Gente, que coisa linda de se ver o povo saindo às ruas e mostrando sua indignação com a atuação política no país. Estou orgulhosa, mesmo que não tenha saído no protesto de ontem na minha cidade. Acompanhei tudo pela internet e fiquei emocionada. O protesto aqui foi pacífico, lindo e reuniu muito mais gente do que eu podia imaginar, isso debaixo de chuva.

protesto ©Eduardo Daniel

Para ver mais fotos da manifestação dos tubaronenses, cliquem, conheçam e curtam a página de uma iniciativa muito legal feita pelo jornalista Eduardo Daniel, o Vá de Magrela.

Boa quinta-feira para vocês e que possamos ver um Brasil melhor, livre da corrupção! Que todo esse povo admirável que saiu nas ruas pacificamente esteja fazendo história. Beijos!