Intocáveis-2

Ao me deparar com as primeiras informações sobre Intocáveis – que foi sugerido a mim pela Mys – logo pensei que seria um daqueles filmes em que eu desidrataria, porque isso não é nem um pouco raro de acontecer. Afinal, vocês precisam concordar que um enredo que envolve dois homens completamente diferentes, sendo um deles tetraplégico, e baseado em uma história real, só pode ser emocionante. Imaginem a minha surpresa ao ver os créditos finais subindo sem ter derramado nenhuma lágrima. Pois é!

O filme é ruim? Bem pelo contrário, é excelente, magnífico, e digno de muitos outros elogios. Mas o melhor de tudo é que abusa do humor para contar o início da relação de amizade entre Philippe e Driss. Philippe é milionário, um homem que sofreu um acidente de parapente e acabou tetraplégico. Seu humor nem sempre é bom, por isso vive trocando de cuidadores, mas mantém alguns fiéis empregados por perto. Em uma situação completamente diferente está Driss, um homem saudável, recém-saído da prisão – onde ficou por seis meses -, ele passa de entrevista em entrevista para conseguir dar entrada em sua espécie de seguro desemprego. Sua família é enorme e vive em um bairro pobre de Paris.

intocaveis

Uma dessas entrevistas foi para o cargo de cuidador de Philippe. O jeito despojado de Driss chamou a atenção de Philippe, que manda o cara voltar no outro dia às 9h para pegar seu papel assinado. Mal sabia Driss que ele havia conseguido o emprego. Philippe sabia ser bem humorado, fez uma aposta com Driss de que ele não duraria um mês no emprego e quem é que não fica instigado quando cutucado assim? Isso e um excelente quarto – com direito a banheiro e tudo – foi o que levou Driss a aceitar o emprego. Sem falar que ele havia sido expulso de casa, então o emprego e o local para morar caíram como uma luva.

Apesar do passado turvo, Driss é uma ótima pessoa. Preza pelo bem da família e não trata Philippe com pena, foi assim que ele ganhou o milionário. Os dois passam por cada situação que é impossível não gargalhar. Driss dá uma mexida na vida parada e regrada de Philippe, devolve-lhe o prazer de viver, a alegria. E é tão incrível ver a cumplicidade dos dois, ver o quanto um faz bem para o outro.

intocaveis (1)

Claro que a situação de Philippe é triste, mas ele não é amargurado, pelo menos não com Driss ao seu lado, ele até ri de sua situação e comenta que ainda bem que é milionário para poder gastar os horrores que os tratamentos custam, que deixam sua expectativa de vida subir até os 70 anos. Como comentei, além de explorar esse lado dramático da situação, o filme dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache foca na alegria que um trás para a vida do outro, no lado cômico da relação deles.

Driss é especial. Imaginem que ele sempre esquecia que Philippe só conseguia mexer a cabeça e vivia lhe entregando o telefone quando tocava, o que deixava Philippe feliz. Ele não queria ser tratado com pena, mas com respeito, como todos merecem, em condições especiais ou não. Eu ri tanto, tanto, tanto, que acabei o filme leve, pra cima, de bem com a vida. Intocáveis é uma produção francesa e se tornou o segundo maior sucesso de bilheteria da história do cinema francês. Em breve ganhará um remake norte-americano.

intocaveiss

O engraçado é que muitos “entendedores” criticaram o filme, acusando de racismo – Driss é negro -, de propagar estereótipos, etc. Não acredito em nada disso, o filme, os personagens, são muito humanos e o resultado é incrível, imperdível. Adorei a química entre os protagonistas e recomendo demais o filme. Virou favorito!

Curiosidades

  • Os cineastas tiveram a ideia para este filme após assistirem o documentário A la vie, à la mort, que revela a trajetória de um jovem do subúrbio responsável por cuidar de um homem tetraplégico;

intocaveis verdadeiros Os verdadeiros “Intocáveis”.

  • Inicialmente, o ator Daniel Auteuil viveria o personagem Phillipe Pozzo di Borgo.
  • Omar Sy perdeu dez quilos para o papel, pois acreditava que um jovem do subúrbio deveria ter um corpo mais atlético.
  • Antes das filmagens, François Cluzet encontrou Philippe Pozzo di Borgo e observou os seus movimentos, respiração e fala para desenvolver o personagem.
  • Intocáveis vai ganhar um remake norte-americano.

Para quem é assinante do Telecine, o filme foi a Super Estreia do último sábado e é reprisado algumas vezes nesta semana. Confiram:

image

Espero que se divirtam tanto quanto eu se puderem assistir. Beijocas!