13

Hoje, minha gente, é uma sexta-feira cercada por superstições, é a famosa e muitas vezes temida sexta-feira 13! Fiquei curiosa para saber como começou tudo isso de sexta-feira 13, azar, etc e tal, então fui pesquisar e encontrei esse texto do Rainer Sousa (acho que é parente) no site do Brasil Escola:

Contudo, poucos sabem dizer qual é a verdadeira origem da “Sexta-feira 13 ”. De fato, as possibilidades de explicação para esta crença se encontram difundidas em diferentes culturas espalhadas ao redor do mundo. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes.
Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.
Reforçando essa mesma crendice, outra história de origem nórdica fala sobre um grande banquete onde o deus Odin realizou a reunião de outras doze importantes divindades. Ofendido por não ter sido convidado para o evento, Loki, o deus da discórdia e do fogo, foi à reunião e promoveu uma enorme confusão que resultou na morte de Balder, uma das mais belas divindades conhecidas. Com isso, criou-se o mito de que um encontro com treze pessoas sempre termina mal.

Que medo! Mas Rainer também afirma que há quem veja a data de forma totalmente diferente. De acordo com os princípios da numerologia, o treze – por meio da somatória de seus dígitos – é um numeral próximo ao quatro, compreendido como um forte indício de boa sorte. Além disso, indianos, estadunidenses e mexicanos associam o número treze à felicidade e ao futuro próspero. Prefiro ficar com essa opção.

Mudando de assunto, como vocês devem saber, setembro é o mês em que inicia a fall season, quando muitas séries voltam com episódios inéditos e outras tantas estreiam para o deleite de quem curte produções do gênero. Em 2013/2014 estreia muita coisa, a maioria interessante, mas tem uma em especial que estou de olho e tenho certeza de que vou conferir: Agents of SHIELD. E tem mais, a série foi considerada a mais promissora dessa fall season, se alguém tinha dúvida em conferir, não precisa ter mais, a não ser que não goste de séries de ação. Agents of SHIELD estreia no Brasil no dia 26 de setembro, às 21h, no Canal Sony!

SHIELD

Ainda falando de séries, essa semana Graceland teve sua segunda temporada garantida e eu amei a notícia porque a série começou morna e vem esquentando a cada episódio. Incrível mesmo! Under the Dome, baseada no livro homônimo de Stephen King, estreia no Brasil pela TNT. O primeiro episódio vai ao ar no dia 4 de novembro, depois de toda a primeira temporada ser exibida lá fora.

De livros tenho uma boa notícia, finalmente foi anunciado o fim da série House of Night, no 12° volume! O título será Redimida. No Brasil dez deles foram lançados: Marcada, Traída, Escolhida, Indomada, Caçada, Tentada, Queimada, Despertada, Destinada e Escondida. Revelada e Redimida ainda não foram lançados por aqui. Eu nem sei mais em qual parei, acho que foi Queimada, é tanto “ada” que me confundo toda.

essasemana32_thumb

Meme semanal hospedado pelo Lost in Chick Lit, onde compartilhamos pequenas informações sobre a nossa semana literária. Tendo como principal objetivo encorajar a interação entre os blogs literários brasileiros, fazer amizades e conhecer um pouquinho mais sobre outras pessoas apaixonada por literatura. Tem interesse em participar?Saiba como aqui!

  • Leitura do momento:
    Orgulho e Preconceito – Jane Austen. 
  • Li essa semana:
    Terminei Se você fosse minha e comecei com Lizzie e Sr. Darcy.

  • Resenhei essa semana:
    Identidade Roubada e Will & Will – Um nome, um destino.

  • Super Posts:
    As resenhas acima, [Favorito] Intocáveis e Conheço esse rosto #35.

  • Compra:
    25 dias sem compras.

  • Desejo Comprar Urgentemente:
    Os desejos são muitos, mas a necessidade não existe. (mantra que deve continuar)

  • Conversa imaginária com personagem fictício:
    Gostei do humor de Lizzie, meu santo bateu com o dela. Agora, Sr. Darcy, o senhor precisa trabalhar seus modos para me conquistar – sei que não deve demorar muito.

  • Eu falaria para o autor: 
    Ih e falar o que para Jane Austen?

  • Estado de Espírito Literário:
    Curioso e “falador”, como essas senhoras falam da vida alheia, haha.

  • Literary Crush (paixão literária do momento): Zach ♥.

  • Feito da Semana: Niente!

  • Im in mood for... (gênero literário do momento):
    Romance histórico.

  • Hey Mr, Postman (última coisinha que chegou do correio): Humm, essa semana recebi nadinha. :(

  • Vi e viciei (booktrailers, trailers, videos whatever): Booktrailer de um dos lançamentos da Novo Conceito, estou mega curiosa.

 

PS: Minhas unhas estão pedindo socorro, mais de três semanas que não consigo fazer, mas as obras de mudança da fiação de casa terminaram e devo consegui neste fim de semana. \o/

Beijocas e uma ótima sexta-feira, cheia de boas energias!