Fotoss 017

Esta não é a primeira vez que paro para escrever sobre este livro delicinha. Na outra vez escrevi, escrevi e escrevi, mas não gostei de nada e acabei apagando tudo, parece que não se encaixava, que não era bom o bastante. Isso é bem coisa de livro que encanta a gente, né? Parece que nunca vamos conseguir passar o que sentimos, o que queremos falar sobre eles. Espero conseguir desta vez ou pelo menos chegar perto.

Don Tillman tem 39 anos, é mega inteligente, tem uma rotina super regrada e gosta de tudos nos conformes. Por exemplo, todo dia da semana ele cozinha a mesma coisa, na segunda é sempre o mesmo e assim por diante, isso porque assim ele não corre o risco de perder tempo errando alguma receita ou perdendo ingredientes. Otimizar o tempo é bem uma mania de Don. Bom, ele é um protagonista diferente, tem poucos amigos – dois para ser mais exata –, gosta de seguir todas as regras e fica meio doido se não segue alguma. Tudo para ele pode virar um projeto e a história dele e de Rosie se conecta quando ele inicia o Projeto Esposa.

Don já está na idade de ter uma companheira, mas nenhuma mulher que ele já conheceu está à altura do que ele idealiza. Não pode fumar, não pode beber, usar maquiagem, ser vegetariana e precisa ser sempre pontual, enfim, Don estava se mostrando um ditador nos quesitos para encontrar sua esposa. Para ficar mais fácil, ele montou um questionário, assim já podia eliminar as candidatas sem perder tempo com encontros desnecessários. Seu amigo Gene, então mandou Rosie para ele e Don achou que era poque ela se encaixava no perfil, mas descobriu que não podia estar mais errado.

Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopo, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do ponto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lista mais administrável de candidatas. Página 25 

Rosie fumava, bebia, não tinha regras. Era completamente o oposto do que Don procurava. E ele ia dispensá-la logo, mas ela conseguiu envolvê-lo em outro projeto, o Projeto Pai. Rosie queria saber quem era seu pai verdadeiro, que ela não achava ser o pai que a criou. Para isso queria a ajuda de Don, já que ele era professor na universidade e tinha acesso ao laboratório, poderia fazer os testes de DNA discretamente. Pelo desafio, Don aceitou.

Mas essa interação e busca pelos DNAs deixou os dois cada vez mais próximos, Rosie foi abalando cada vez mais o mundo perfeito de Don e assim ele se viu capaz de mudar, que nem tudo que era regrado era bom, que podia ser divertido sair um pouco da rotina, ter alguém diferente ao seu lado. Mas será que Rosie sentia o mesmo?

O Projeto Rosie, de Graeme Simsion, é um dos livros mais gostosinhos que eu já li. Divertido, interessante, com um protagonista fora do comum e um romance diferente, doce e até inocente, que abala o mundo dos envolvidos. Don é uma figura, mesmo com suas manias, é impossível não se apegar a ele, eu bem queria ser sua amiga. Ele tem uma sinceridade latente, não liga para o que os outros pensam, mas liga para as consequências de tudo que faz, para cumprir todos os horários estipulados em sua agenda. Rosie é uma maluca, que também não liga muito para o que os outros pensam dela. Quando traça uma meta, vai atrás. E creio que um era o que o outro precisava em sua vida. Duas pessoas inteiramente diferentes que se completam – acho que não é spoiler nenhum dizer isso.

Don é facilmente um dos meus personagens preferidos deste ano. Foi muito divertido encarar essa jornada com ele. Viajar em seus pensamentos e com sua língua solta. Dois personagens incríveis, uma história excelente e um livro para ficar na memória entre os queridinhos. Adorei e recomendo. Ainda quero ter um exemplar na minha estante, já que este foi lido emprestado da Bruna (obrigada!!).

E quase que eu ia esquecendo de comentar sobre essa capa linda, leve e perfeita para o livro. ♥ Outra coisa, o livro seria perfeito para ganhar uma adaptação nas telonas. Com certeza eu conferiria.

Cliques de O Projeto Rosie

Fotoss 018 Início de capítulo.

Fotoss 019Contracapa.

ficha rosieLeia um trechoSaiba maisSkoob

Beijos e uma ótima terça-feira.