em-chamas-poster

Preparem-se para muita rasgação de seda porque, para mim, Jogos Vorazes: Em Chamas foi perfeito! Primeiro começou com um “milagre”, o cinema da minha cidade exibiu legendado e isso é realmente um fato a ser comemorado. O povo aqui só quer saber de filme dublado e o cinema atende a demanda. Mas com Em Chamas foi diferente, viva! Assisti com minha amiga (Camilinda) e saímos impressionadas da sala de cinema.

Em Chamas 5

Quem é “macaco velho” de adaptações de livros para as telonas já está meio que preparado para achar vários defeitos nos longas. Alguns são experts em mudar as coisas. Todos sabemos que não é possível colocar tudo que tem no livro no filme, ou então ficaríamos um dia inteiro no cinema, o que é bastante inviável, mas fico feliz em constatar que também há aqueles filmes que são tão bem trabalhados que é praticamente impossível reclamar de alguma coisa – apesar de sempre ter um para falar mal disso ou daquilo, até já li. Em Chamas se encaixa nesse quesito. Houveram diferenças? Sim. Eu percebi ou senti falta? Não.

Para falar um pouco sobre o enredo, em Em Chamas, Katniss e Peeta seguem a vida pós-vitória e precisam fazer a turnê dos vitoriosos. O problema é que o ato de Katniss na arena, utilizando as amoras venenosas para manter ela e o companheiro de Distrito 12 vivos deu esperança para o povo, de que é possível uma mudança em Panem. Katniss virou o rosto da revolução e o tordo o símbolo dela. Claro que o presidente Snow não fica alheio a isso e maléfico do jeito que é faz uma visita pessoalmente para a vencedora, ameaçando sua família e Gale, caso ela não convença o pessoal de que está mesmo apaixonada por Peeta e que o ato não foi de rebeldia, mas de pura paixão. O caso é que ela e Peeta mal se falam desde que retornaram e agora a garota precisa ser a melhor atriz de todo o mundo.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) and Peeta Mellark (Josh Hutcherson) in THE HUNGER GAMES: CATCHING FIRE.  Photo credit: Murray Close

Como ela não consegue conter o espírito revolucionário do povo e Snow quer pará-la a edição número 75 dos Jogos Vorazes, o Mássacre Quaternário, trará novamente para a arena dois vitoriosos de cada distrito, ou seja, uma coisa é certa: Katniss voltará para os Jogos Vorazes e precisará lutar mais uma vez por sua vida. O que, vamos combinar, não é algo fácil de assimilar e aceitar. A partir daí muita ação, momentos de agonia e espanto aguardam os espectadores (e os leitores).

catching-fire1

O filme se manteve muito fiel ao livro, muito mesmo. E foi tão incrível acompanhar a aventura que li tão bem adaptada, tão real (eu disse para se prepararem para a rasgação de seda). Jennifer Lawrence é excelente, sempre foi. E todo o elenco é muito bom mesmo. Johanna mesmo roubou a cena, perfeita. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes e não consigo pensar em nada para criticar. Tá, talvez uma coisa, o ritmo do filme que pode ser um pouco lento para quem não leu o livro e não sabe o que esperar. Mas acho que é porque eles quiseram colocar o máximo de coisas possíveis da obra de Suzanne Collins e eu amei cada segundo. Os efeitos são muito bons, o que acontece na arena é muito bem adaptado, fiquei agoniada o tempo todo, principalmente com os macacos. E também foi emocionante!

The Hunger Games - Catching Fire (original) é sim voltado para o público jovem, mas tem o mérito de não tratar este público como idiota. Não é uma mera aventura adolescente com um triângulo amoroso e situações de "perigo". O longa oferece uma crítica social bem interessante, promovendo uma boa reflexão sobre a sociedade em que vivemos hoje em dia. A obra expõe de uma vez só as mazelas do culto à personalidade, onde um relacionamento pode ser usado para apaziguar uma situação de opressão, e também a superficialidade e fragilidade dos reality shows.

Lucas Salgado – Adoro Cinema

Em Chamas 4

Com mudanças na direção, os responsáveis pelo filme ganharam e ainda ganham muitos elogios dos críticos especializados e dos meros espectadores. Não há dúvidas de que o resultado de Em Chamas ficou melhor que o de Jogos Vorazes. Suzanne também colaborou para um enredo mais envolvente. Até comentei essa semana no blog do Jeferson, que escreveu a resenha do primeiro livro, que ele terminava redondinho, sem muito auê para a continuação. Já com Em Chamas é quase impossível não querer agarrar logo A Esperança para saber o que acontece. O fim do filme segue o mesmo ritmo, queremos o próximo logo. Uma pena que dividiram em duas partes para lucrar mais, pode e deve estragar. A Esperança – Parte 1 estreia em novembro do ano que vem e a A Esperança – Parte 2, em 2015.

Em Chamas

Vocês acreditam que mesmo uma semana depois da estreia, na minha sessão, tinham garotas dando gritinhos? Quando Peeta apareceu elas meio que deram um surtinho, gritinhos e chamaram de lindo. Aí uma pessoa que super leu minha mente disse: Calem a boca. Hilário. Também teve um menino na fileira da minha frente que derrubou praticamente toda a pipoca no chão e trocou de lugar. Para fechar, as moças do cinema não abriram a porta certa para o pessoal sair e muita gente (inclusive eu) saiu pela entrada do cinema. Aí ela queria que o pessoal que já estava praticamente fora do cinema desse a volta e saísse pela porta certa. Ah tá! Dito isso, vamos para as curiosidades do longa.

Em Chamas 2

Curiosidades

  • A ideia inicial tanto da Lionsgate quanto do diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme da série, era que ele permanecesse no comando da sequência. Entretanto, a Lionsgate queria que Jogos Vorazes - Em Chamas fosse lançado já em 2013, enquanto que Ross desejava ter um tempo maior entre os dois filmes. Como não conseguiu convencer o estúdio, acabou deixando o projeto e sendo substituído por Francis Lawrence.
  • Após a saída de Gary Ross, vários diretores estiveram cotados para Jogos Vorazes - Em Chamas: Alfonso Cuarón,Tomas Alfredson, Cary Fukunaga, David Cronenberg, Bennett Miller, Duncan Jones e Joe Cornish.
  • Taylor Kitsch, Armie Hammer, Grant Gustin, Hunter Parrish, Joey Graceffa, Luke Mitchell e Garrett Hedlund foram considerados para o personagem Finnick Odair, que acabou com Sam Claflin.
  • Mia Wasikowska e Zoe Aggeliki estiveram cotadas para a personagem Johanna Mason, que ficou com Jena Malone.
  • Melissa Leo foi cogitada para interpretar Mags.
  • Algumas cenas do Capitólio foram rodadas no hotel Atlanta Marriott Marquis, um dos locais onde anualmente acontece a feira de cultura pop Dragon*con.
  • O cantor e compositor Ed Sheeran apresentou três canções para serem incluídas na trilha sonora de Jogos Vorazes - Em Chamas. Todas foram recusadas!

Fonte: Adoro Cinema

 

 

Ok, eu já quero ver de novo!

Beijos e uma excelente quarta-feira.