lembra-de-mim Imagine perder as memórias de três anos de sua vida. Qual seria sua reação? Eu surtaria completamente. Isso foi o que aconteceu com Lexi Smart, a protagonista de Lembra de mim?, de Sophie Kinsella. Sua última memória é de um escorregão – super mico – que ela levou enquanto corria na chuva para tentar pegar um táxi, um dia antes do velório de seu pai. Porém, quando acorda no hospital, Lexi descobre que está casada com um cara que ela não lembra – Eric -, que ganhou uma baita promoção no emprego e que sua vida está completamente diferente do que era há três anos. Sua irmãzinha meiguinha virou uma adolescente cheia de piercings, sua mãe tem mais cachorros do que se lembrava e suas grandes amigas – e todos a quem ela comanda na empresa - a consideram uma vaca-chefe-do-inferno. Pelo lado bom, sua aparência melhorou e muito. Ah, não podemos esquecer que o arquiteto do seu marido, Jon, diz que eles têm um caso!

Chega. Não aguento mais isso. Dei entrada no hospital há cinco dias em 2004, mas agora, magicamente, estou em 2007? Onde é que eu estou? Em Nárnia, cacete? Página 39

Eric se mostra um marido e tanto, atencioso, cordial. Não quer forçá-la a nada que ela não queira, então quando tem alta do hospital, Lexi decide ir para casa com ele. Para ajudar, ele até faz um manual do casamento - que é hilário! O cara é super hiper mega milionário e a casa deles é um sonho, cheia de tecnologias, móveis e decorações caras. Algo que ela nunca imaginou ter na vida. Ela tem até uma governanta.

Todo mundo precisa se esforçar de um modo ou de outro para que o casamento funcione. Só precisarei trabalhar a parte de “lembrar do marido”. Página 91

Mas a vida que ela pensava ser perfeita tem suas falhas. Ela não come chocolate há três anos! Não come gordura e suas refeições são balanceadas e super saudáveis. Eric fica chocado quando a vê comendo batatinhas chips, é o cúmulo. Mas ele entende, os médicos disseram que Lexi poderia ter um comportamento estranho. No trabalho, nada é maravilhoso, seu antigo chefe e agora seu vice-presidente, quer fazer de tudo para roubar o lugar de Lexi na empresa e usa a falta de memória dela como aliada para conseguir seu objetivo. Todos a odeiam e ela não tem nenhum amigo, não tem com quem contar. Mas é claro que ela não vai deixar barato, não é? Lexi é forte, inteligente, destemida e não desiste.

O negócio com relação a desistir é que nunca sabemos. Nunca sabemos se poderíamos ter conseguido. E estou farta de não saber sobre minha vida. Página 241

Lexi trabalha intensamente na busca pelas memórias perdidas. Consegue ajuda, usa de seus recursos e faz de tudo para lembrar. Bom, garanto que uma coisa ela gostaria de não ter presenciado: Mont Blanc. Pode passar o tempo que for, eu nunca – jamais – vou esquecer do Mont Blanc. Não vou explicar aqui o que é, porque vocês precisam ler e não vou estragar a surpresa.

[…] E diante do que vejo quase solto um berro. Isto é Mont Blanc? Isto é Mont Blanc? Página 291

E Jon? Ele mexe com ela. Diz e sabe coisas sobre sua vida que não poderia saber a menos que fosse íntimo seu. Na verdade, ela vê nele alguém em quem confiar, principalmente quando tudo que diz dá certo. Mesmo assim, ela não aceita que tenha tido um caso, seu casamento é perfeito – ou ela quer acreditar que seja – e não é de seu feitio fazer uma coisa dessas.
O fato é que sua vida está uma bagunça e ela precisa colocar as coisas nos eixos. Só podemos torcer para que ela consiga.
---

Sophie Kinsella é diva, minha gente! O jeito que ela escreve é hilário, gostoso, viciante, impossível de largar. Tanto que li as 399 páginas do livro em dois dias. Ri muito, me coloquei na pele de Lexi, passei por tudo que ela passou e no fim nossa aventura juntas foi marcada por uma grande diversão – mais da minha parte do que da dela, né?
O livro tem referências à Nárnia, Harry Potter e até mesmo ao casal Jolie-Pitt. Lexi fica perplexa quando descobre que Jennifer Aniston e Brad Pitt não estão mais casados, o que para ela é sinal de como o mundo está diferente. Muito bom!
Os personagens são um caso à parte. Não tem como não se apegar a eles. Tudo bem que a mãe de Lexi é completamente pirada e falhou muito ao esconder algumas coisas da filha, além de que quando ela quer fugir de um assunto começa a falar com um de seus dez cachorros – mas gosto dela por isso. A irmã de Lexi é problema garantido, mas a fase de rebeldia passa, principalmente quando se tem com quem contar. Jon é um fofo romântico. E Eric, bem, ele até me fez brilhar os olhos no começo, quase piriguetei com ele, mas quando ele cobrou da Lexi uma decoração da casa deles que ela quebrou, tudo ruiu.
Não tenho muito o que fazer senão elogiar o livro. Ah, não posso esquecer que a parte dos girassóis é maravilhosa, linda demais. Só tenho uma reclamação a fazer, algumas folhas tinham letras apagadas na minha edição do livro, o que não é culpa da autora. O fim é um pouco previsível, mas se não fosse, talvez a estória não tivesse sido tão boa.
Super recomendo. E falando nisso, o livro está em promoção no Submarino, de R$ 39,90 por R$ 17,90. Corre lá e aproveita!
desafio de ferias
Beijos e uma ótima terça-feira.