Uma das recentes boas surpresas do catálogo da Netflix foi a série italiana Geração 30 e Poucos (no original, Generation 56K). Uma comédia romântica que dá aquele quentinho no coração, é leve e saudosista. Afinal, impossível não lembrar do primeiro contato com computadores e da época da internet discada ao acompanhar as aventuras de Daniel, Luca e Sandro. Aliás, o 56k no título se refere à velocidade da internet discada.


O enredo intercala o presente com o passado, lá nos anos 90, e mostra o desenvolvimento do trio inseparável. Daniel sempre foi um romântico, desde os tempos da escola, hoje, busca relacionamentos em apps de encontro. No entanto, está cansado de não ter muito em comum com as pretendentes, além de ter que usar o velho truque de uma emergência com amigos para fugir de um encontro ruim. Tudo muda quando uma garota faz sua noite ser especial e divertida, justamente o que ele buscava. O problema? Ela não era quem ele pensava. O verdadeiro encontro daquela noite, furou. Daniel agora precisa usar toda a sua criatividade e seu instinto de Sherlock para encontrar aquela que pode fazer seu futuro mais feliz.

No passado estão as cenas mais divertidas, com as sapequices e descobertas, paixonites e encrencas. No presente, o mais legal é ver como a amizade dos três permanece. Mais do que uma comédia romântica, a série exalta o valor da amizade. São muitos os pontos positivos da produção, entre eles o cenário, com belas paisagens italianas. A língua é outro ponto alto, uma das melhores coisas dos streamings, que nos possibilitam ver séries em alemão, francês, italiano… e por aí vai.


A primeira temporada tem 8 episódios de aproximadamente 30 minutos e vale muito a pena maratonar. É uma delícia de acompanhar e muito fácil de se identificar com os personagens, eles são maravilhosos. Fica a dica.