A Escrava Isaura e o Vampiro
Na estreia do Clube do Livro, escolhemos para comentar uma obra leve, de leitura rápida e que nenhum dos membros havia lido. Ela também precisava ser de um autor nacional, portanto, decidimos pela leitura de A Escrava Isaura e o Vampiro, de Jovane Nunes e Bernardo Guimarães, publicado pela Lua de Papel.
Em A Escrava Isaura e o Vampiro, Leôncio é filho de um rico fazendeiro, que foi mandado para Coimbra para estudar advocacia. Perambulando pela Europa, em uma de suas farras, dá de cara com o próprio Conde Drácula, o responsável por sua transformação no único vampiro do Brasil (ao longo da história ele se torna o único vampiro que passa por certas situações também). No Brasil, após a morte dos senhores, a fazenda acaba ficando aos cuidados de Isaura, a escrava branca e a obsessão de Leôncio após sua volta. E o que acontece depois disso é muita confusão, morte e cenas com cerca ausência de noção.
O sentimento que posso dividir com vocês é: como é bom poder reunir pessoas que gostam de ler para discutir os livros e nos dar outras visões sobre a obra. Antes da reunião essa resenha sairia totalmente diferente, porque toda a discussão sobre o livro me fez abrir os olhos para o que eu estava bloqueando.
Vou explicar: o livro é engraçado e me fez rir em muitos momentos. Essas partes, por sua vez, bloquearam o que o livro tinha de ruim. Eu só guardei as partes boas, entendem?
Mas o que ele tem de ruim? Vou listar. Primeiro: muita apelação sexual, que geraram cenas totalmente desnecessárias; Segundo: inúmeros, mas inúmeros mesmo, erros gramaticais e de revisão, chegou a doer, do meio para o fim é quando mais aparecem; Terceiro: senti falta de ter lido o original para comparar a semelhança. Não lembro se li, mas creio que não, senão lembraria da trama. O fato é que pelo que conversamos o vilão, Leôncio, foi transformado em um típico boca-aberta e não um personagem a quem se devesse temer. Claro que fazia das suas maldades, mas não foi por elas que ficou marcado, pelo menos para mim.
Não tiro o mérito da editora e do autor, porque realmente achei muito válida a ideia de mexer com os clássicos, deixá-los mais interessantes. Mas aqui, não deu 100% certo. E como a Márcia também comentou, o autor soube fazer críticas com pitadas de humor sobre os problemas políticos e sociais do Brasil, isso também foi válido.
Cada um deu sua nota no Clube do Livro para esta obra, a minha foi 6,0.
11 Comentários
ei Kellen, ahh eu quero ler esse livro pq ele tem jeito de ser bem engraçadinho, kkk.
ResponderExcluirVou tentar ignorar as partes ruins dele, huahaua
beijos. ^^
Humm, rolou até cervejinha... hehe, no próximo eu não falto. E adorei a resenha, concordo com vc. Mas tenho que confessar que ri mto quando li: Jabulaniiiiiiii
ResponderExcluirNaum li nenhum mas nem os estrangeiros nem os daki me chamaram atenção... Esse negócio de misturar personagens ou autores com monstros naum me pareceu nam um pouco chamativo...
ResponderExcluirEi Kellen,
ResponderExcluirEstes livros não me chamam muito a atenção, ainda não sei se quero ler algum ainda mais cheio de erros deste jeito rs
Legal demais O clube do Livro, queria ir tbm ^^
bjoo
Nossa parece ser ótimo esse livro!
ResponderExcluirFiquei com mais vontade de ler =D
Abraço
Luiz Silva
bogueiroleitor.blogspot.com
Ei Kellen,
ResponderExcluirPerdi a vontade de ler estes livros agora(rs).
Mas fiquei meio frustrada com esse tipo de leitura desde que li Opúsculo.
Não sei se as risadas compensam tudo de ruim que tem neles.
Bjins,
Lu.
OI!
ResponderExcluirNossa eu já olhei varias vezes para esse livro e até pensei em ler, mas agora já to mudando minha opinião!
bj
se der da uma passadinha la no meu:
www.blogguiadoslivros.blogspot.com
ja to te seguindo!
Ahh eu tava até animado pra ler este livro e os outros clássicos que modificaram tbem, mas agora axo que vou esperar um pouco...
ResponderExcluirAhh, parabens pelo blog!
Kellen! Nem te conheci pela foto nova! õ/
ResponderExcluirJá li a Escrava Isaura e confesso que é um dos livros que eu mais gosto de literatura nacional. Fiquei curiosa pra saber como ficou essa mistura de obras!
;**
Passa no blog e participa da promo de Natal!
http://janinestecanella.blogspot.com/
Nine
Eu não consigo evitar rir desses livros. Não sei porque, acho tudo isso muito engraçado e provoca essa reação em mim.
ResponderExcluirO único que eu li foi 'Orgulho e Preconceito e Zumbis', que eu gostei muito. Mas acho que chega de monstros pra mim, por enquanto.
E que pena que você não gostou muito, me desanimou ainda mair de ler esses. rs
Beijos,
Mel , Defatto! & Três Lápis
Oi Mel, então, uma das meninas que está no Clube do Livro já leu esse do Orgulho e Preconceito e Zumbis e disse que gostou muito, que o humor que contém nele é diferente e melhor do que o encontrado no da Escrava Isaura e o Vampiro.
ResponderExcluirBeijos
Obrigada por sua visita!
Não esqueça de comentar e fazer a blogueira feliz!
Ah, e volte sempre. =D