Enrolados2B À primeira vista Enrolados nos lembra imediatamente a clássica história de Rapunzel, realmente ele tem alguns pontos em comum, mas não se iluda, aqui tudo é diferente. Na história original um casal sem filhos que queria uma criança vivia ao lado de um jardim murado que pertencia a uma bruxa. A esposa, no fim da gravidez, viu uma árvore com suculentos frutos no jardim e o desejou obsessivamente. Por duas noites, o marido saiu e invadiu o jardim da bruxa para recolher para a esposa, mas na terceira noite, enquanto escalava a parede para retornar para casa, a bruxa apareceu e acusou-o de furto. O homem implorou por misericórdia e a mulher velha concordou em absolvê-lo desde que a criança lhe fosse entregue ao nascer. E por aí vai.

Na animação lançada há pouco tempo o motivo do rapto de Rapunzel é bem diferente. Os pais da protagonista são rei e rainha, a mãe de Rapunzel teve uma doença enquanto grávida e para que não morresse precisava de uma planta milagrosa que poderia ser encontrada aos arredores do reino. Ela era escondida e cuidada por uma bruxa, que usava os poderes da planta para nunca envelhecer. Eis que os soldados encontram a tal planta e curam a rainha, transferindo para o bebê, Rapunzel, o poder mágico da planta. E então, para continuar mantendo sua juventude “mamãe Gothel”m leia-se a bruxa má, leva a criança consigo e a prende em uma torre, muito bem escondida. Anos e anos se passam, até que algo fora do comum aconteça naquela torre.

10163-6

Outra diferença é que aqui o “príncipe encantado” é Flynn Ryder, o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um belo dia, quando mais uma vez fugia dos soldados (e também de seus comparsas), Flynn encontra uma passagem escondida por matos e avista a torre de Rapunzel, o lugar escolhido para se esconder dos perseguidores.

enrolados

O primeiro encontro dos dois não é marcado pelo romance, mas por porrada! E mostrando ser muito esperta, Rapunzel chantageia o bandido – escondendo seu tesouro roubado - para que a leve ao reino, onde poderá ver de perto as tão incríveis luzes que brilham no céu todos os anos no dia do seu aniversário. É claro que quando Gothel descobre o plano da garota não fica nada contente e sai em busca de sua preciosa fonte da juventude.

10163-5

O filme é engraçadíssimo, mas o excesso de canções, que eu sei que são marca dos desenhos Disney, me incomodaram um pouco. Ah e não posso deixar de citar o super amigo de Rapunzel, Pascal, o camaleão mais fofo do mundo animado. A relação dos dois é hilária. Essa versão de Rapunzel é muito animada, com personagens extras cheios de graça, como um velhinho bêbado vestido de cupido e bandidos que têm corações moles. Sem falar no uso de uma frigideira como arma, motivo de muitos risos!

enrolados

Curiosidades

  • Enrolados é o 50º longa-metragem de animação da Walt Disney Pictures.
  • Rapunzel tem mais de 21 metros de cabelos dourados e mais de 100 mil tranças individuais.
  • Um software especial teve que ser criado para simular o movimento do cabelo, ninguém jamais animara tanto cabelo antes e nenhuma protagonista jamais teve tanto cabelo antes!
  • Dez mulheres da produção deixaram crescer o cabelo durante a realização do filme; no final, cada uma cortou mais de 25 centímetros de cabelo para doar para uma organização que confecciona perucas de cabelos humanos para pessoas que perderam os cabelos devido a doenças.
  • O filme apresenta uma cena climática eletrizante com uma deslumbrante visão do horizonte repleta de balões.Cada balão teve sua chama animada e contém 10 mil micro pontos de luz. O maior número de balões em uma cena é 46 mil, que é igual a 460 milhões de pontos de luz!
  • A cachoeira e o riacho no vale da torre foram animados para combinar com as características dos riachos e das cachoeiras de Yosemite na Califórnia. O supervisor de efeitos fez uma viagem de dois dias e filmou mais de 150 videoclipes como referência. Os diretores de arte puderam, então, escolher suas características favoritas. Mais de 10 milhões de “pontos” de gotas d’água individuais compõem a cachoeira.
  • Grizzly River Run no California Adventure Park da Disney serviu de inspiração para os vazamentos de água na frágil barragem de madeira que se rompe. Na cena final do filme, 23 milhões de galões de água virtual CGI foram lançadas no colapso da barragem.
  • A neblina envolvente que se move furtivamente em torno de Gothel e Rapunzel no campo também tem o objetivo de simbolizar o efeito emocional que Gothel exerce na mente de Rapunzel.
  • Mais de 2 mil corridas de Mario Kart foram disputadas pela equipe de produção em um esforço para permanecer sãos durante as longas e árduas horas!
  • O elenco de animação de Enrolados inclui cinco personagens principais, 21 bandidos e 38 habitantes da cidade. Fonte: Kalá

Beijos!