professor-peso-pesado-poster

O MMA vem ganhando cada vez mais espaço e fama mundo afora. O esporte está “na moda” e tudo que o envolve gera um bom retorno, sejam academias que passam a ter aulas, seja um canal de TV que só passe lutas ou um filme que explore as artes marciais mistas. Entrando na onda e aproveitando o sucesso, nasceu o Here comes the boom ou, em português, Professor Peso Pesado.

prof3

Kevin James  é um dos atores que adoro em comédias, principalmente por Eu os declaro marido e Larry, vivo revendo esse filme. O cara tem talento e sabe explorar. Na produção, ele dá vida a Scott Voss, um professor de biologia desacreditado e que não se importa com suas aulas (ele dorme na cadeira quando deveria lecionar). Em um dia qualquer ele escuta a música produzida pelos alunos e entra na sala. Seu objetivo principal ali é se aproveitar de Marty, o professor, para que ele cuide dos ônibus em seu lugar, no entanto, acaba sendo um confidente: a mulher de Marty está grávida e eles já têm uma certa idade.

prof4

Para completar, uma reunião com o diretor revela que os programas extracurriculares da escola serão cortados como forma de economia, já que a instituição não anda bem das pernas, entre eles, o de música. Marty perderá o emprego. Scott se manifesta e na tentativa de ajudar, acaba revelando que Marty será pai novamente. Mobilizados, apenas Scott, Marty e a enfermeira da escola, Bella, se apresentam para conseguir uma solução. A escola precisa de US$ 48 mil para não excluir os programas.

Scott pega aulas extras, Marty também, mas o que ganham é muito pouco, até Bella tenta ajudar, mas a soma não é muita. Então, por obra do destino, talvez, Scott vê nas lutas o caminho para conseguir o dinheiro. Ele passa a treinar e lutar MMA. No início em gaiolas furrecas, onde divide espaço até com galinhas, mas com o passar das lutas, ele chega ao UFC, o evento maior do esporte. Só que o caminho das gaiolas furrecas até “Dana White” é cheio de contratempos, em sua maioria bem engraçados. Junto com a comédia, outras virtudes são trabalhadas e a produção ainda consegue passar certas lições, como não esmorecer diante dos desafios e que quando uma ou mais pessoas realmente se engajam com algo, podem mudar o que quiserem, determinação!

prof

Sempre que falamos de comédia, sabemos que alguns clichês – ou todos os possíveis – estarão inclusos na trama. Mas o ponto positivo aqui é que não existem aqueles exageros pastelões vistos ultimamente nos filmes do gênero. Como comentei, adoro o Kevin James e esse é mais um filme dele que eu veria novamente, confesso que ri muito, muito mesmo, e que terminei de assistir com uma sensação boa.

Claro que é um filme daqueles para curtir em um fim de semana – afinal, volto a comentar, todo mundo já sabe que comédia é para diversão, não para aprendizado –, leve, despretencioso – apesar da mensagem que passa – e, acima de tudo,  muito divertido. Na produção, que envolve o UFC, aparecem lutadores conhecidos do pessoal que curte as lutas, inclusive, Chael Sonnen. Até o Bruce Buffer, narrador das lutas do UFC, o “ladies and gentleman”, esteve no filme. Na lista dos astros de MMA convidados estão também o brasileiro Wanderlei Silva, Joe Rogan, Herb Dean, Brian Stann, Rich Franklin, entre outros.

prof2

Um das curiosidades do filme é que Kevin James começou a se preparar para o papel 14 meses antes das filmagens. Neste período ele perdeu cerca de 35 Kg. Outra é que Here comes the boom foi escolhido um dos dez melhores filmes para o público familiar pelo 21st Annual Movieguide Awards em fevereiro deste ano.

Enfim, dei muitas risadas e recomendo muito. Vale comentar que o filme também foi indicado, um dos colegas de trabalho do meu marido comentou que o filme era muito bom, então fui na locadora e lá a dona também disse que era ótimo e que ela já tinha visto umas quatro vezes. Não tivemos como não alugar. Aprovado!

Beijos e uma ótima quarta-feira.