Olá, pessoal. Para quem é do Rio de Janeiro e cidades próximas ou ainda estará visitando a cidade dos dias 30 de outubro a 2 de novembro, haverá uma ótima oportunidade de estar mais perto de livros. Nessa data ocorre a 14ª Primavera dos Livros, promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre). O evento será das 10 às 21h, no Museu da República (Rua do Catete, 153 – Catete). A feira literária terá a participação de 120 editoras, serão mais de 15 mil títulos com até 50% de desconto nas vendas. Quem puder, aproveite!

LOGO_Primavera2014_CMYK

Programação paralela: lançamento de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças e atrações literárias interativas. Além dos shows do Barbatuques (30/10, 17h), Ondjaki (31/10, 19h) e Mauro Santa Cecília (02/11, 20h30) e também a ‘Primavera Erótica’, leitura de textos eróticos pela escritora Mônica Montone (31/11, às 20h). A Primavera dos Livros se antecipa à comemoração pelos 450 anos do Rio de Janeiro e promove ainda uma leitura de textos que mostrarão todos os lados da cidade, com o Grupo Oficina Experimental de Poesia. Para todas as idades. A entrada e a participação nos eventos são gratuitas.

Maior feira editorial independente do País, a Primavera dos Livros promove a diversidade cultural. Estarão à venda literatura e diversos outros gêneros, e ainda haverá o lançamento de novos autores. A poesia será um dos destaques da programação, com um festival, no dia 1º/11, às 18h. Já estão confirmados os escritores Tavinho Paes, Mano Melo, Celina Portocarrero, Juliana Holanda, Bayard Tonelli, Tanussi Cardoso, Pedro Lago e Pedro Lage, entre outros.

Nesta edição, a Primavera dos Livros homenageará a cidade do Rio de Janeiro, que completará 450 anos de fundação em 2015. O Grupo Oficina Experimental de Poesia, formado por jovens poetas universitários, fará leituras performáticas que passearão pela cidade. Serão textos poéticos de grandes escritores, alguns esquecidos, que falam do subúrbio carioca, da orla das praias, da vida na cidade, entre outros aspectos do Rio. O sarau literário será no dia 1º/11, às 20h.

Durante a Primavera dos Livros haverá programação gratuita para todas as idades — lançamentos de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças e atrações literárias interativas.  No sábado (1º/11) acontece o lançamento coletivo da Ibis Libris, às 17h.

A música também estará na feira literária. O show de abertura, no dia 30/10, às 17h, será do Barbatuques, grupo de percussão corporal de São Paulo, formado por 15 integrantes que fazem música a partir de sons que tiram do próprio corpo. No dia 31/10, às 18h, o escritor Ondjaki apresenta ‘Sobre o mar’, recital de poesias que irá interagir com música e arte visual; e às 20h, terá o pocket show ‘Arte de encarte’, com Arthur Dutra. A banda Saco de Gatos sobe ao palco com todo seu bom-humor, no dia 1º/11, às 20h30, no show ‘Era para ser vinil. O encerramento da Primavera dos Livros, no dia 2/11, fica a cargo do show de Mauro Santa Cecília, às 20h30.

Primavera dos Livros3

As mesas redondas discutirão temas contemporâneos da literatura e de outras áreas. Na sexta-feira (31/10): ‘Poesia contemporânea em língua portuguesa’ (14h) e ‘Cultura e religiões afro-brasileiras’ (16h). No sábado (1º/11): ‘Práticas da teoria: modos de ler o contemporâneo’ (14h), ‘Nacionalidade e novidade editorial nos novos romances policiais‘ (17h) e ‘Todas as formas de amar: debates pró-Diversidade sexual‘ (18h). E no domingo (2/11): ‘Relações entre a literatura e o cinema’ (14h), ‘Letras de imprensa: jornalismo e literatura’ (16h) e ‘O Oriente Médio em debate: discussão sobre a Primavera Árabe na Primavera do Rio’ (19h).

No Espaço Jovem acontecerão os debates ‘Literatura fantástica: da Odisseia à Harry Potter’ (30/10, 16h), ‘Bullying ou brincadeira? Como identificar os limites‘ (1º/11, 17h) e ‘Literatura infanto-juvenil’ (2/11,17h).

A Primavera dos Livros é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), com o patrocínio do BNDES e o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e do Museu da República.

Além da Primavera carioca, a Libre promove a Primavera dos Livros de São Paulo e em 2015 a feira chegará a Belo Horizonte e Salvador. A Liga produz ainda a Feira do Livro de Osasco e o Salão do Livro de Guarulhos.

  • Crédito das fotos: Vitor Vogel
  • Texto: Geo Comunicação