O #ClubeDoLivroTB fez mais uma vez uma reunião diferente. Na tarde do último domingo fomos para o Parque Ambiental Tractebel, na cidade vizinha de Capivari de Baixo e além de falar sobre livros, filmes e outros assuntos, tivemos COMIDA! Foi um encontro no parque, com direito a piquenique. Awesome!

Nosso livro do mês foi Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. O livro distópico, publicado em 1953, está mais atual do que nunca. Na trama, acompanhamos Guy Montag - um bombeiro que não apaga, mas causa incêndios - em futuro onde todos os livros são proibidos, opiniões próprias são consideradas antissociais e hedonistas, e o pensamento crítico é suprimido. A crítica existente no livro teve e ainda tem diferentes interpretações ao longo do tempo, no entanto, o autor comentou que a obra não tem a ver com censura, mas em como a televisão destrói o interesse pela leitura. O conteúdo lido hoje vai muito além disso, porém.

11998831_476180145885374_136121018300059032_n

Comentamos bastante sobre isso, o fato de ser diferente ser considerado errado e sobre alguns grupos terem o desejo de uma verdade universal,  o que é bem perigoso. O livro é com certeza uma leitura recomendada. Bem escrito e com um enredo interessantíssimo.

Curiosidades

  • O número 451 é a temperatura em graus Fahrenheit da queima do papel, equivalente a 233 graus Celsius;
  • O autor conta que todo o romance foi escrito nos porões da biblioteca Powell, na Universidade da Califórnia, em uma máquina de escrever alugada.
  • Sua intenção original, ao escrever o romance, era mostrar seu grande amor por livros e bibliotecas, e frequentemente se refere a Montag como uma alusão a ele mesmo.

O encontro

São Pedro colaborou e muito para nosso encontro. O domingo estava lindo!! E o parque lotado de pessoas, grupos de amigos, famílias, pessoas com seus cachorros, corredores, pessoas andando de bicicleta, muita vida em todos os cantos. Também levei meu piquerruxo para o encontro e ele queria atacar as comidas, claro.

Chee3

Cliques

Clube 1

Clube 2

Clube3

Agora é hora de escolher a nova leitura e programar o próximo encontro.