Pequena Abelha – Chris Cleave
Pequena Abelha funciona meio que como um tapa na cara do leitor. É forte, é triste e nos faz pensar. A sinopse sugere que não contemos a ninguém o conteúdo do livro, mas não posso deixar de contar a vocês sobre o que ele trata e as emoções que ele provoca.
Muitas vezes durante a leitura do livro de Chris Cleave me peguei pensando sobre como somos felizes e nem damos valor, sabe, como temos tantas coisas e ainda reclamamos, achamos nossos problemas gigantes. Agora imagine ver toda sua aldeia ser queimada, as pessoas mortas e ser marcada para morrer também porque viu demais. Acrescente estar bem perto da cena da morte brutal de sua irmã e sempre que chegar a algum lugar pensar em como você pode tirar sua vida caso os homens que querem te matar cheguem. É triste.
A trama de Pequena Abelha não é baseada em uma história real, mas poderia ser. Pois histórias como a dela se repetem aos montes. Eu vou contar um pouquinho para vocês, mas não contem nada a ninguém, combinado? Abelhinha sim, eu chamo ela assim, porque gosto muito dela e ela é minha Abelhinha é da Nigéria e para sua total infelicidade sua aldeia está acima do petróleo tão cobiçado por muitas pessoas. O resultado disso é a morte, às vezes violenta, de todos que ela conhece. Fugindo dos seus perseguidores ela encontra Sarah e Andrew, um casal britânico que numa tentativa de salvar seu casamento acaba em férias na Nigéria, um país em guerra. Eles são as únicas pessoas que ela “conhece” fora da Nigéria e quando escapa mais uma vez da morte é para perto deles que ela vai. No entanto, ela dá de cara com a burocracia e permanece em um centro de detenção para refugiados por dois longos anos. Esqueci de contar, Abelhinha tinha 14 anos quando saiu de seu país natal. Quando consegue finalmente se ver livre daquela prisão, Abelhinha corre em busca de ajuda, de proteção. E é a partir daí que todo o desenrolar do livro ocorre e que acontecem coisas que realmente não posso contar para não estragar o prazer da sua leitura.
No Clube do Livro concordamos que o livro foi muito bom, mas que pessoas sensíveis precisam estar preparadas para o que vão encontrar. Ele nos faz abrir os olhos, acho que até nos faz crescer um pouco, nos mostra que precisamos sim nos preocupar com o outro.
Pontos que você vai entender depois que ler:
- No começo o desenrolar do livro ocorre de forma bastante específica, mas perto do fim ele voa numa velocidade absurda. Afinal, era uma parte que poderia ter sido melhor explorada;
- Odiamos Lawrence e seu coração frio;
- Amamos Batman;
- Admiramos Andrew por tentar mudar alguma coisa, mesmo não tendo coragem e força suficientes para isso;
- Apesar de todas as burradas da vida, Sarah é uma personagem corajosa, admirável.
Desta vez não esquecemos das fotos na reunião do Clube, mas esquecemos de dar nota para o livro. A minha seria 9,0.
Esta é minha primeira resenha para o Desafio de Férias Garota It!
13 Comentários
É mesmo esquecemos de dar a nota, também daria nota 9,0.
ResponderExcluirEee quero mais fotos do dia!
\o/
Minha nota também seria 9 Kellen! E faltou dizer que essa linda obra vai virar filme ne? hehe, já estou curiosa!
ResponderExcluirbeijos, ótima resenha.
Que legal, um clube do livro!! ai que inveja...
ResponderExcluirHum, o livro parece ser muito bonito, mas acho que não estou num bom momento para esse tipo de leitura... quem sabe um outro dia, né??
Mas a dica fica anotada...
beijos,
Dé...
Desculpaa não ler a resenha Kellen!!
ResponderExcluirNão poss ocorrer o risco de ler algum spoiler desse livro, ele está no topo da minha lista de prioridades!! Assim que ler faço um comentário mais decente aqui =D
Ahh, Kellen, eu falei com a Regina já e ela vai encaminhar o seu exemplar da promoção, assim que chegar por favor me avisee, e se possível, você me envia uma foto com o livro para que eu possa fazer um post com o primeiro ganhador do blog?!
Outra coisa, gostaria de saber sua opinição sobre a série Como Treinar o seu Dragão. Estou pensando em me presentear com os dois primeiros livro da série porém leio tanta coisa falando que os livros são muito infantis. É assim mesmo ?? Você acha que eu vou gostar ??
Abraço
Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com
Ainda vou ler este livro!!!
ResponderExcluirhttp://conversandocomdragoes.blogspot.com/
Uau, acho que iria me emocionar e retirar lições para toda a vida desse livro. Principalmente agora, que estou passando por uma fase difícil.
ResponderExcluirA história parece linda!
Beijinhos xx
Já faz algum tempo que estou doida para ler esse livro, parece ser bem no estilo de "A cidade do sol" e apesar de esses livros serem triste, gosto muito deles.
ResponderExcluirótima resenha! :)
Beijos,
Gabriela Morgante
Mundo Platônico
Tô sentindo que vai virar filme que vai ser indicado ao Oscar.
ResponderExcluirwww.bobagenselivros.blogspot.com
Kellen, só para variar me deixou com vontade de ler... vc viu que ontem foi minha segunda de selos graças a vc? rs
ResponderExcluirBjks e bom dia
Flávia
www.conexaoflavia.blogspot.com
hsuaahushuasahus
ResponderExcluirEu perguntei pra você porque justamente eu lembrei de você ter postado que você comprou Como ser um Pirata, então deduzi que você tinha lido o primeiro! hahahaha
Muito obrigado pela opinião!! Acho que vou comprar só o Como Treinar o se Dragão, se eu gostar compro os outros. Os preços deles são tão baratos, é uma das únicas coisas que posso me presentear!! hahahaha
Tenho que comprar presentes pra muita gente, acaba não sobrando dinheiro pra mim =S
Abraço
Luiz Silva
blogueiroleitor.blogspot.com
Ei!
ResponderExcluirAgora descobri do que se trata este livro... Já tinha lido a sinopse e lá não falava absolutamente nada. Eu estava bem curiosa!
E realmente a história é mais pesada do que eu imaginava.
Fiquei curiosa para lê-lo.
Bjins
Estou morrendo de vontade de ler esse livro, mas sempre entra algum na frente :/
ResponderExcluireu adoro histórias realistas e a parte da 'decisão que uma delas tem que tomar' me deixa MUITO curiosa! Sua resenha vai fazer com ele suba na minha lista, adorei!
beijos
Mel, Defatto! & Três Lápis
Já li esse livro! é um livro bom, parabens pela resenha!
ResponderExcluirbj
blogbibliomania.blogspot.com
Obrigada por sua visita!
Não esqueça de comentar e fazer a blogueira feliz!
Ah, e volte sempre. =D