Mary Stuart foi uma das mulheres mais azaradas do mundo. Primeiro, seu pai morreu quando tinha apenas seis dias de vida, tornando-a a herdeira do trono da Escócia e, por conta disso, um alvo para muitos. Então passou grande parte de sua vida na França, enquanto seu país era comandado por regentes e por fim se casou com o herdeiro do trono da França, Francis. Azarada como só ela, o casamento durou de 1558 ao início de dezembro de 1560, quando Francis, já rei, veio a falecer. Mary voltou para a Escócia e quatro anos depois se casou com seu primo, Henry. Dois anos depois de casada, em fevereiro mais precisamente, sua casa explodiu e o marido foi encontrado morto do jardim.
 
mary
Neste ponto já estou morrendo de pena de Mary, mas tem mais. O suspeito da morte de Henry foi absolvido em abril do mesmo ano da morte (1567) e um mês depois se casou com Mary. Houve uma insurreição contra o casal, Mary foi feita prisioneira e o marido, Darnley, forçou-a a abdicar do trono pelo filho deles. Ok. Mary então tentou retomar o trono, mas não teve sucesso. Fugiu e pediu ajuda e proteção de sua prima, a rainha Isabel da Inglaterra. No entanto, no passado, Mary havia tentado tomar para si o trono da prima, muitos até a consideravam a legítima soberana, mas Isabel ficou com a coroa e, vamos combinar que, com muita mágoa da garota. Então, Mary se entregou de mão beijada para a prima rancorosa. Acabou que depois de 18 anos e meio de confinamento, Mary foi considerada culpada de planejar o assassinato de Isabel e teve seu fim decretado, foi executada.
Concordam comigo ou não? Uma das pessoas mais azaradas do mundo. Contei toda essa história porque Reign estreou nesta fall season e conta justamente a história de Mary Stuart. Com um cenário incrível e figurino de encher os olhos, a série acompanha nesta primeira temporada o caminho de Mary desde o convento em que foi criada até o castelo do Rei Henry II, da França, onde deveria se casar com seu príncipe, o herdeiro do trono, Francis. Mary e Francis são prometidos um ao outro desde a infância e quando viveram juntos criaram um sentimento, que retornou quando se viram, agora crescidos.
 
 
reign
Mary e suas quatro damas agora precisam se acostumar e adequar à vida na corte, que é inundada de esquemas, traições, intrigas, inimizades e até mesmo forças obscuras. Mary é bondosa e muitas vezes se põe em perigo em benefício alheio. Seu coração é de Francis, mas tem a atenção também do irmão bastardo do príncipe, Bash. Forma-se aí um triângulo amoroso que dá ritmo a quase todo romance. Um dos empecilhos à união de Francis e Mary é a rainha Catherine de Medici, que ouviu de seu fiel escudeiro, Nostradamus, a profecia de que seu filho não sobreviveria ao casamento com Mary.
 
reign4
 
A partir daí, Mary precisa lutar até mesmo com a rainha para que seu casamento aconteça. Afinal, não é só por ela que a cerimônia deve ocorrer, mas pelo bem de seu povo. Entrelaçado a este drama inicial, estão as histórias das damas, do fogo inesgotável do rei, dos planos maquiavélicos da rainha e do passado de Francis, sem falar em um povo que vive na floresta, que se alimenta de sangue e é repleto de mistério e suspense.
 
reign2
 
A série é uma delícia e me conquistou logo no primeiro episódio. Vi vários em seguida e hoje a acompanho com muita animação. O lado bom é que haverá continuação. Em fevereiro Reign garantiu sua segunda temporada. Não sei até que ponto a série caminhará ao lado da história real de Mary, mas creio que algumas mudanças embelezarão pelo menos um pouquinho o caminho da protagonista.
 
REIGN
 
A Mary da série é uma mulher forte, que luta por seu povo e bate de frente seja com quem for. Dificilmente pensa em si antes dos outros. Realmente admirável. Estou ansiosa para conferir a season finale que se aproxima – será agora em maio - e para saber qual o gancho será usado na próxima temporada.
 
reign5
 
Ah, além de tudo, adoro a abertura da série, a música, as imagens, acho ótima!
 
 

 
Beijos e uma ótima semana!!